Apresentação

O MUNICÍPIO DE PARNAÍBA

foto-apresentao-cidadeO Município de Parnaíba está localizado ao Norte do Piauí, na região do Delta do Rio Parnaíba, e distante 339Km da capital do Estado, Teresina. É banhado pelo rio Igaraçu e limita-se, ao Norte, pelo Oceano Atlântico; ao Sul, por Buriti dos Lopes, Cocal e Bom Princípio; ao Leste, por Luís Correia; ao Oeste, pela Ilha Grande de Santa Isabel. A área municipal é de 436Km², sendo que sua maior parte constitui área rural, e o número total de habitantes gira em torno de 150 mil (IBGE 2012). A cidade de Parnaíba foi fundada em 14 de agosto de 1844 e hoje possui 40 bairros. É a segunda maior e mais rica cidade do Estado, com PIB ficando atrás apenas de Teresina. Parnaíba destaca-se, no contexto regional, pelas atividades comerciais e industriais. Em função da paisagem, marcada pelo solo irrigado, pelas lagoas e carnaubais, a produção e geração de renda local em muito se vinculam às características do meio, ao extrativismo e à exploração turística. A principal atividade econômica de Parnaíba é a exportação dos recursos vegetais, em especial de cera de carnaúba, óleo de babaçu, gordura de coco, folha de jaborandi, castanha de caju, algodão e couro. O município dispõe ainda de indústrias de produtos alimentícios e perfumaria.

foto2-apresentao-cidadeA denominação municipal “Parnaíba” ocorreu em virtude da nomenclatura do rio que, por sua importância, é o denominador de todo o delta.

O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, no extremo sul do Maranhão, a cerca de 700 metros de altitude. Alarga-se ao receber afluentes e torna-se rio caudaloso, percorrendo 1.344 km até sua desembocadura no oceano, delimitando a fronteira entre os estados do Maranhão e Piauí. O delta do Parnaíba é composto de dunas, florestas, plantações, manguezais e praias desertas, onde se encontram diversos animais, como o macaco-prego, o jacaré-do-papo-amarelo, a garça e o caranguejo-uçá, além de variadas espécies de árvores, arbustos e vegetação rasteira, que compõem a riquíssima fauna e flora da região.

As dunas, formadas no encontro das águas do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, chegam a atingir 40 metros de altura. A principal base de apoio para os visitantes e ecoturistas interessados em conhecer o delta e seus roteiros (Igaraçu, Canárias, Igarapé dos Periquitos, Igarapé dos Poldros, Baia do Feijão Bravo, Caiçara, Caju, Melancieira e Tutóia), é o município de Parnaíba.