23 de agosto de 2016 - Publicado por Souza Mark

Como usar internet para negócios, mais não sei como?

Quer começar a usar a internet para seus negócios e não sabe como?

Veja 5 dicas simples para começar hoje mesmo.

 

Olá, aqui é o Diego Rodrigues Consultor de Marketing Digital e Especialista em Vendas Online e nesse conteúdo eu quero falar com você que está ai pretendendo usar a internet, como um todo, para divulgar seus negócios, conseguir mais clientes, e realizar vendas, mas está meio perdido(a) sem saber muito bem por onde começar. Fique comigo até o final desse conteúdo que eu irei te passar 5 dicas simples para você começar hoje mesmo a usar a internet para seus negócios.

Os esforços para gerar negócios na internet, nós profissionais da área os denominamos de Marketing Digital, o uso de sites, blogs, redes sociais para tais finalidades são encaradas como ações de marketing, claro isso não é segredo para ninguém, mas para que você compreenda todo o contexto é bom sempre reforçar essa informação. Então vamos as dicas abaixo.

  publico alvo

 # 1° Dica

Segmente o seu Público – alvo.

Antes de você começar a divulgar seus produtos ou serviços pela internet, principalmente nas redes sociais, primeiro defina o perfil do seu público, qual tipo de pessoas você quer mostrar seus produtos/serviços, quais pessoas você quer atrair, e quais pessoas tem maior potencial de comprar de você.

Porque Segmentar o público é importante?

I – Primeiro porque é a melhor maneira das micro, pequenas e médias empresas serem mais assertivas em suas ações de marketing digital para vendas na internet.

II – Segundo porque quando você não é uma grande empresa, suas verbas de investimentos em publicidade são menores e precisam ser aproveitadas da melhor maneira possível e isso faz com que suas ações de marketing digital sejam diretas ao alvo, sem desperdícios e com maior retorno.

III – Terceiro porque sua comunicação fica mais fácil para com o público, é algo mais direto e que o público entende logo no primeiro contato, isso se deve a você conhecer muito bem as necessidades e desejos desse público especifico e sabe exatamente o que ele quer, mostrando para ele a sua melhor oferta, fazendo com que as chances dele comprar de você sejam muito maiores que outros públicos.

Exemplo: Se você tem uma loja que vende ou aluga vestidos de noivas, a sua comunicação será para atrair casais de namoras e recém noivos que em breve se casarão, sua comunicação não atrairá nenhum outro tipo de público que não seja esse e que não interessa para seu negócio, não é mesmo?

Agora que sabe a importância de segmentar bem o seu público, faça isso e tenha os melhores resultados em suas ações de Marketing Digital.

# 2° Dica

não precisa saber de tudo para comerça no marketing digital

Não queira saber de tudo para começar a usar a internet para seus negócios.

Como é uma área relativamente “nova” para todos, ainda existem muitas dúvidas, e isso é normal, de como usar a internet para gerar resultados verdadeiros para os negócios e não ser mais uma mídia como todas as outras que trazem poucos resultados e muitas pessoas até desistem da mídia convencional por conta disso.

Claro que meu conselho vai ser sempre para você estudar, buscar informações acerca desse assunto, de preferência siga profissionais gabaritados, que entregam conteúdo relevante sobre negócios na internet, que lhe ensinem a como você pode agir em seus negócios, para que você aos pouco vá tirando suas dúvidas, executando o que aprendeu e colhendo os resultados disso. Isso vai lhe dar confiança e você vai poder ajudar até mesmo outras pessoas que possuem as mesmas duvidas que você e que estão com as mesmas dificuldades.

Mas não esqueça, o caminho que você deve seguir nessa nova jornada é:

APRENDER – EXECUTAR – VER OS RESULTADOS

Não adianta só ficar navegando na internet consumindo conteúdo e informação e não por em pratica porque não vai adiantar nada. E procure também excelentes fontes de conteúdo para você seguir claro.

# 3° Dica

planeje suas ações em marketing digital

Faça um plano de ações que você vai usar para seu negócio na internet.

Escreva numa folha em branco ou numa planilha no excel, se você domina, como você vai iniciar a divulgação dos seus produtos/serviços na internet através do marketing digital.

Quais canais você vai começar usando:

Se sera nas redes sociais? Quais delas você vai usar com mais frequência? Instagram, Facebook, Youtube?

Se você vai começar criando um site para você, ou começara com um blog ou até mesmo os dois.

O que seu site/blog terá de atrativo para seu público poder visitar, engajar e até mesmo comprar de você no seu site? Eesse é o erro de muita gente que cria um site/blog, não oferecem ao visitante motivos para ele visitar e permanecer no site, é até mesmo uma falha de conteúdo, pois o atual conteúdo que está sendo colocado no site não está despertando de forma alguma o interesse do usuário.

Faça uma lista de postagens da semana.

  • Organize numa planilha por dia da semana, quais as ações você vai executar.

Então o segredo é esse, se planeja e se programar para ter bons resultados e também ser produtivo.

# Dica 4

Não empurre produtos as pessoas nas redes sociais

Não empurre produtos/serviços nas pessoas.

Pela falta de conhecimento e pratica, as pessoas acabam fazendo na internet as mesmas coisas que fazem fora dela para divulgar seus produtos e serviços, tais como:

Fazem banners com mega descontos e no facebook marcam as pessoas sem a autorização delas, achando que elas tem interesse na oferta. Cá entre nós isso é muito chato, não acha? Pode fazer isso, mas existe a forma certa para mostrar esses banners.

Ficam mandando mensagens no bate papo das pessoas falando da oferta, insistindo, isso é o mesmo erro do exemplo acima, isso invade o espaço das pessoas e acaba que só prejudica sua empresa, acaba que afasta as pessoas. Não gera resultados.

Fica um alerta para as redes sociais, saiba que elas não foram criadas para vender nada, é o grande erro da maioria das pessoas em usar as redes sociais para seu negócio.

Então como eu vou usar as redes sociais para meus negócios?

Como dito antes, as redes sociais não foram feitas para vender, e sim para as pessoas se relacionarem entre si. As empresas pegam carona nessa ideia porque elas também conseguem se relacionar com seu público, envolver e prepara – lo para o momento da oferta. Essa é a melhor maneira de você usar as redes sociais para seu negócio, criando relacionamento entre seu negócio e seu público. E como fazer isso? É o que eu explico na próxima dica.

# 5° Dica

Faça conteúdo para atrair pessoas pela internet para seu negócio

A Melhor estratégia para gerar negócios na internet

Gente isso que vou falar não é mais segredo para ninguém, mas como sempre falo não custa nada reforça a informação, não é mesmors?

A Melhor maneira de usar a internet para atrair as pessoas e gerar relacionamento com elas para que num segundo momento elas venham comprar de você É O CONTEÙDO, isso mesmo! É você oferecer ao seu público conteúdo relevante para ele, informação do interesse dele, em meio a tanta distração na internet é a melhor forma para chamar a atenção das pessoas para você. E você pode oferecer conteúdo em diversos canais, como num vídeo no youtube dando dicas uteis para seu público de acordo com as necessidades que ele tem claro relacionado ao seu produto/serviço, um post na sua página do facebook, um artigo como esse aqui no seu blog inserido dentro do seu site. Uma imagem com alguma dica no Instagram, ou no googleplus, enfim.

É essa a pratica usada por todas as empresas e profissionais na hora de usar a internet para seus negócios. Porque é o conteúdo que atrai, que engaja, que esclarece as dúvidas do público e é o conteúdo que vende.

Então agora que você sabe quais os primeiros passos que você deve usar para começar a usar a internet para seus negócios, não perca mais tempo, comece hoje mesmo, se aprofunde em mais conhecimento sobre isso, e obtenha os melhores resultados para seu negócio.

Se você quiser saber mais sobre Marketing Digital e como vender pela internet, visite meu blog que existem muitos conteúdos como esse e mais específicos que podem te ajudar muito. Te aguado lá. Clique aqui para visitar meu blog.